Diferente do que muitos pensam, as crianças podem aprender brincando. Um exemplo são os jogos educativos, que são utilizados até nas escolas para o aprendizado infantil.

Filtros em

Jogos educativos: um reforço no aprendizado infantil

Uma das melhores maneiras de ensinar algo a uma criança é através do lúdico. Brincando, elas aprendem de forma facilitada e assertiva. Por isso que os jogos educativos fazem sucesso entre os pais e professores, pois garante o desenvolvimento infantil de um jeito simples e divertido.

Conhecidos também como jogos pedagógicos, esses brinquedos funcionam como um complemento na educação dos pequenos. Isso porque o lúdico é essencial para o aprendizado. É importante frisar, porém, que esses jogos e acessórios estão longe de serem apenas brincadeiras.

Os jogos educativos foram pensados no aprendizado infantil. Eles trabalham a mente e o corpo da criança, desenvolvendo inúmeras habilidades como o potencial criativo, aumento na capacidade de linguagem, melhora nas habilidades cognitivas e psicomotoras, além de um maior controle emocional.

Através dos jogos pedagógicos, é possível também ampliar a noção de espaço da criança, incentivar o trabalho em equipe e o desenvolvimento da capacidade de linguagem. Mas, afinal, quais são esses jogos?

Os melhores jogos educativos

Um dos jogos educativos mais populares são os jogos de memória. Ele estimula o raciocínio lógico da criança, bem como sua concentração. Esses benefícios são semelhantes aos dos jogos de tabuleiro, que requerem atenção plena. E também aos do quebra-cabeças, que estimula a criança a criar um planejamento.

Jogos clássicos como o boliche também são educativos, pois ensinam a criança a trabalhar seu corpo em prol de determinado objetivo. Os pais ainda podem estimular a criança através de jogos onde seja necessário montar palavras. E ainda que seja preciso fazer contas.

E por falar em fazer contas, através dos jogos de cartas também é possível montar inúmeras brincadeiras educativas. Além de estimular a disputa sadia e o trabalho em equipe.

Dicas PBKids

Além dos jogos, outras brincadeiras também podem ser educativas e devem ser estimuladas. Uma delas é a contação de livros de histórias, onde podem ser utilizados fantoches e marionetes para tornar tudo ainda mais atrativo.

As massas de modelar também são uma das artes e atividades que tornam a diversão educativa. Elas estimulam a criatividade e a imaginação.

E sabe onde é possível encontrar todos esses itens? Na PBKids! Nós temos os melhores jogos e brinquedos para ensinar seu filho enquanto ele se diverte. Confira!

Mostrando 36 de 40