O contato com a música traz inúmeros benefícios ao desenvolvimento de uma criança. Por isso que, em determinado momento, os pais podem e devem pensar em ensiná-lo a tocar instrumentos musicais.

Filtros em

Entenda a importância da música para o desenvolvimento infantil

“Antes de aprender a falar, a criança canta”. Essa famosa frase nos mostra que a música está presente em nossas vidas desde sempre. O contato da criança com as canções é de extrema importância para o seu desenvolvimento. Por isso que, quando o pequeno chegar a uma idade adequada, os pais devem estimular o gosto por instrumentos musicais.

Estudos indicam que a partir dos três anos a criança já tem coordenação motora para aprender a tocar determinados instrumentos musicais. Os pais devem buscar modelos adequados a cada idade, bem como aulas em que o professor de música tenha uma metodologia específica para crianças.

Para garantir que a criança deixe os brinquedos um pouco de lado e crie gosto pela música, é essencial que ela participe da escolha do instrumento em que irá aprender. Os pais podem dar opções, mas a decisão final tem que ser da criança, afinal, ela precisa ter afinidade com o modelo.

Quais instrumentos indicados?

Para fazer uma boa escolha, os pais podem começar o contato da criança com a música através dos seus brinquedos. Uma boa ideia é dispor de jogos e acessórios musicais, ou até mesmo fazer um show de fantoches e marionetes, regado a muita música e diversão.

Outra dica importante é explicar a eles sobre cada instrumento, mostrar vídeo de pessoas tocando e deixá-lo entender melhor sobre cada um. Por fim, antes da compra, uma ideia é fazer uma aula experimental de cada instrumento, a fim de ver qual despertará maior interesse no pequeno.

A bateria, sem sombra de dúvidas, faz muito sucesso quando o assunto é instrumentos musicais infantis. Elas adoram o batuque e o barulho. Além de ser uma ótima forma de gastar energia.

Os pianos e teclados também podem despertar interesse. Esses são tipos de instrumentos clássicos, que acalmam. Por fim, as guitarras e violões também são conhecidos por serem a preferência das crianças, sendo ofertados em diversos tamanhos e cores.

Benefícios

Os instrumentos musicais vão muito além da música. Eles podem trazer diversos benefícios para as crianças. Um deles é a disciplina, afinal, a criança terá que se dedicar, além de ter que cumprir os horários das aulas.

Aprender a tocar instrumentos musicais também ensina a criança a ter mais autoconfiança e a ser mais paciente. Isso porque, compreender a metodologia e começar a, de fato, tocar, leva tempo e requer dedicação.

Dicas PBKids

Seu filho está aprendendo a tocar algum instrumento? Que tal fazer um mini show na sua casa para estimulá-lo? Nesse momento, brinquedos como as bonecas e os bonecos e figuras de ação podem ser plateia junto com a família.

A PBKids trem tudo o que for preciso para um verdadeiro festival. Confira!

Você viu todos os 27 produtos