Chega uma fase da vida em que as meninas amam o contato com bijuterias, maquiagem e beleza. O uso desses produtos deve ser controlado pelos pais, mas estimulam a criatividade e imaginário.

Filtros em

Maquiagem infantil: Afinal, as meninas podem ou não usar maquiagem?

Não tem jeito, toda menina chega na fase onde criam o gosto pelas bijuterias, maquiagem e beleza. Seja inspirada por personagens de filmes e desenhos, ou pelas bonecas fashion que ganham e até mesmo pelas mães, o uso desses produtos divide opiniões.

É que, quando o assunto é o uso de bijuterias, maquiagem e beleza, muitas dúvidas podem surgir: é saudável? Atrapalha o desenvolvimento? Pode ser considerado brincadeira? Por isso, especialistas da área acreditam que a solução para essa questão é o diálogo e presença dos pais.

As crianças tendem a imitar o comportamento dos adultos. Por isso, ao verem a mãe, titias ou vovó usando a maquiagem, elas tendem a querer usar também. Contudo, é válido ressaltar que muitas vezes as meninas não entendem o significado por trás da maquiagem e não precisam dela para se sentirem bonitas.

Mas, quando elas vão ficando mais velhas e esses produtos param de fazer parte de momentos como a brincadeira de casinha, é importante atenção. Quando a menina quer usar maquiagem para sair, ou porque se sente melhor com ela, os pais devem conversar abertamente a respeito.

Outro ponto é que a maquiagem não pode tomar o lugar da brincadeira em si, contudo, ela deve ser inserida nos momentos de diversão. Um exemplo é quando a menina pega suas bonecas e também suas fantasias e acessórios e inclui o momento de se produzir na atividade.

A situação se torna diferente quando ela deixa os brinquedos de lado apenas para se maquiar. Ou seja, a vaidade deixa de ser apenas lúdica, voltada para o momento de brincar em si. E passa a ser algo além, o que pode esconder inúmeras questões.

Outro ponto importante é o produto em si. Atualmente existem bijuterias, maquiagens e beleza voltados para crianças. Eles são hipoalergênicos e são fabricados com materiais que não prejudicam a pele da criança. Os pais devem estar atentos às marca, isso é, inclusive, um cuidado com a saúde.

Dicas PBKids

Os pais devem estar sempre atentos ao comportamento de seus filhos em relação aos brinquedos. No que se refere à maquiagem e vaidade, é importante observar o lugar que esses objetos ocupam na vida da criança.

De um modo geral, para elas, é apenas brincadeira. Hoje é a maquiagem, amanhã serão os carrinhos e cia e depois os jogos clássicos. Cada dia o foco é um brinquedo. Por isso é importante que ela tenha um armário cheio deles.

Na PBKids você encontra diversos acessórios adequados a uma das fases mais importantes de nossas vidas: a infância! Venha conferir!

Você viu todos os 35 produtos